Pesquisa confirma que em grupo somos menos inteligentes


A revista científica “Philosophical Transactions of the Royal Society B” publicou nesta segunda-feira um estudo afirmando que quando nos juntamos com outras pessoas ficamos menos inteligentes. A pesquisa veio para colocar em xeque o velho ditado popular “duas cabeças pensam melhor do que uma”.

Os cientistas da Universidade Virginia Tech dos Estados Unidos basearam a pesquisa em medidas de QI (quociente de inteligência), utilizado para graduar nossa capacidade cognitiva. Durante os testes os participantes foram analisados separados e em grupo e, de acordo com os resultados, no segundo caso eles demonstraram maiores dificuldades para solucionar problemas.

Os participantes também foram submetidos a ressonância magnética, para que a atividade cerebral fosse estudada. Os exames mostraram que ao interagir com outras pessoas o organismo recebe “respostas neurais muito fortes”.
Kenneth Kishida, autor da pesquisa, explica: “Nosso estudo destaca as consequências inesperadas e dramáticas que mesmo os sinais sociais mais sutis em ambientes de grupo podem ter nas funções cognitivas”.

O pesquisador ressalta a importância de uma descoberta como essa, pois lembra que “a dinâmica social afeta não só os ambientes de educação e de trabalho, mas também os corpos responsáveis pela política nacional e internacional, como o congresso e as Nações Unidas”.






Fonte: Pop

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado depois de moderado