Coliformes fecais ! Seu celular pode estar contaminado

Não lavar as mãos corretamente é a maior causa da contaminação

Segundo um levantamento realizado no Reino Unido, um em cada seis telefones celulares está contaminado com coliformes fecais.

Para os especialistas, a razão mais provável para tamanha contaminação por bactérias é a falha no comportamento humano: as pessoas não lavam as mãos após usarem o banheiro.

O estudo, realizado em toda a Grã-Bretanha sob organização da London School of Hygiene & Tropical Medicine - Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres- e pela Universidade de Queen Mary, também em Londres, revela uma tendência entre os britânicos de deixarem de lado os hábitos de higiene pessoal.

Apesar de 95% dos entrevistados terem afirmado que lavam as mãos com sabonete sempre que possível, 92% dos aparelhos de telefone celular e 82% das mãos analisadas continham bactérias que podem ser eliminadas com sabonetes simples.

O achado mais preocupante da pesquisa foi o fato de que em 16% das mãos e em 16% dos telefones estudados foi encontrada cepas da Escherichia coli - uma bactéria fecal associada a problemas estomacais que já foi a causa de algumas contaminações sérias da população, como a que aconteceu na Alemanha, em junho deste ano.

Susto. Segundo a especialista em higiene da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londes, Val Curtis, o estudo indica que as pessoas continuam não lavando as mãos da forma correta, principalmente após as idas ao banheiro. "Espero que o risco de ser contaminado pela E. coli assuste um pouco mais as pessoas para que cuidem melhor das medidas de higiene", afirma a médica. Para ela, "lavar as mãos é um ato que parece simples, mas que acaba salvando vidas".
Os pesquisadores foram a 12 cidades britânicas e coletaram 390 amostras de telefones celulares e das mãos dos donos desses aparelhos. Para determinar a quantidade e os tipos de germes presentes nas superfícies selecionadas, as amostras foram analisadas em laboratório. Além disso, os participantes também responderam a questionários sobre os hábitos de higiene.

Segundo Ron Cutler, da Universidade de Queen Mary, em Londres, o estudo revela que o problema da contaminação dos telefones é abrangente. "As pessoas podem falar que lavam as mãos com frequência, mas a ciência prova o contrário", completa.





Fonte: informações hojeemdia

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado depois de moderado