Americana Lana Del Rey estoura na internet e lança álbum em janeiro

Uma das marcas da indústria do entretenimento na última década foi a virada na lógica de produção de fenômenos. Antes, artistas em ascensão que caíam nas graças das gravadoras acabavam projetados para a fama.

Agora, com as redes sociais, há casos de sucessos impulsionados pelo próprio público. Nesse contexto, Facebook, Twitter e sites afins têm papel tão importante quanto as gravadoras. No Brasil, Mallu Magalhães, por exemplo, veio da rede.

Com o fim de 2011, os sucessos da temporada 2012 começam a ser delineados. O universo pop está sempre se reciclando - e a aposta da vez atende por Elizabeth Grant. Melhor, por seu nome artístico – e bem de diva – Lana Del Rey. É como Lana, 25 anos, que a garota de Nova York estourou na internet.

Engrenagem
Em pouco mais de três meses, a música Video Games, escrita pela cantora e colocada em seu site no YouTube, já tem mais de 12,6 milhões de visualizações. Desses, mais de um milhão apenas na última semana. O clipe mistura animações antigas com imagens recentes, mas com um ar retrô. O resultado é uma irresistível colagem pop.

Lana pode ter estourado de uma hora para a outra, mas está tentando achar um lugar ao sol há um tempinho. Em 2009, Lana – na época, assinava como Lizzy Grant – lançou o EP Kill Kill, um disco com poucas faixas. Foi um fracasso, mas isso é coisa do passado.

Como garota esperta e seguramente bem assessorada por um forte esquema de marketing, Lana aprendeu direitinho como a engrenagem funciona. Na quarta-feira passada, caiu na na internet, claro, o clipe de Born to Die, a primeira música de trabalho do homônimo álbum de estreia da artista, que será lançado dia 30 de janeiro.

Em três dias, o link chegou à marca de um milhão de visualizações. Antes de ter o clipe “vazado” por um site russo, ela alimentou as expectativas dos fãs com um teaser da faixa, termo em inglês usado para pequenos vídeos que funcionam como uma amostra do produto final.

Nostálgica e moderna ao mesmo tempo, como uma personagem de David Lynch, e assumindo influências de Elvis, Bob Dylan, Nina Simone, Leonard Cohen e Nancy Sinatra, a expressiva Lana canta sobre o amor, desilusão, descobertas, crescimento. O clipe mescla imagens em uma igreja – com direito a dois tigres em cena – com uma viagem por regiões remotas dos EUA, ao lado de um rapaz tatuado, no clima de road movie.

Já é possível adquirir o primeiro álbum de Lana na pré-venda pela Amazon e no aplicativo de vendas online iTunes, da Apple. Nesse último, os singles Video Games e Blue Jeans chegaram a figurar entre as cinco músicas mais vendidas nos EUA.

Em entrevista postada no YouTube (onde mais?), Lana conta sobre aquilo que faz seus olhos brilharem: “Video Games surgiu quando eu estava coletando vídeos antigos com imagens que considero bonitas e eternas”. No clipe de outra música, Kind Outta Luck, ela mistura cenas do clássico A Malvada (1950) com Uma Cilada Para Roger Rabitt (1988).

A mais mais De Lizzy Grant para Lana Del Rey, muita coisa mudou. O novo nome é uma mistura da glamourosa atriz hollywoodiana Lana Turner (1921-1995) com o modelo de carro Ford Del Rey. Os cabelos, antes bem loiros, ganharam tonalidades puxando para o castanho e um penteado com ar de antigo. Os lábios sensuais foram turbinados, possivelmente com silicone.

Mas isso não tem importância. O fato é que a garota já começa a colher os frutos do sucesso. Em novembro, saiu em turnê pela Europa, com shows na Inglaterra, França e Alemanha. Em Londres, os ingressos acabaram em 30 minutos.

Se Lana vai saber surfar na onda e manter o sucesso, é impossível afirmar. Em todo caso, ela já assinou contrato com a gravadora Interscope, a mesma de Lady Gaga. Ontem, o jornal inglês The Guardian divulgou a lista das melhores músicas de 2011. “Tinha de ser Lana Del Rey”, estampou. Com Video Games, ela ultrapassou artistas locais que conquistaram – ainda mais – o mundo nos últimos 12 meses, como Adele. Bem, está aberta a temporada de apostas para fenômenos pop de 2012! Lana, por enquanto, é a rainha.


Assista clips de Lana Del Rey




0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado depois de moderado