Retrato de Elvis feito por Andy Warhol será leiloado


Uma junção que leva os maiores fanáticos de arte + música ao delírio: um dos retratos do ícone do rock’n’roll, feito por um dos nomes mais conhecidos da pop art, irá a leilão em maio.

A obra, chamada “Double Elvis (Ferus Type)”, foi feita em 1963, é avaliada entre U$$30 milhões e US$50 milhões (algo entre 54 e 90 milhões, em reais) e ficará em exposição em Los Angeles, Hong Kong e Londres, até ser vendida em um leilão de arte contemporânea organizado pela Sotheby’s, dia 9 de maio, em Nova York.

Warhol tinha uma certa preferência por retratar artistas famosos, gente do estrelato ou com uma imagem pública evidente, e isso aparece claramente na coleção de “Double Elvis”, que conta com mais 22 retratos do astro.

Elvis conquistou a nação através de sua dança, por volta dos anos 1950, mas ao invés de retratar a rebeldia do rock, Warhol preferiu mostrar a “figura icônica de Hollywood”, quase como um oposto dos retratos de Marilyn, conforme a própria casa de leilões descreveu: “Com lábios sedutores e um olhar interessante, este retrato de Elvis se transoforma na contraparte perfeita dos glamorosos e femininos retratos que Warhol fez de Marilyn Monroe”.

A primeira exposição da obra aconteceu em 1963, em Los Angeles, na Ferus Gallery, assim como havia sido a exibição das obras de Warhol dedicadas às sopas Campbell, um ano antes (e que também se tornaram mundialmente famosas).

Desde 1995, nenhuma das obras da coleção relacionada a Elvis era comercializada, sendo que nove desses retratos fazem parte da coleção de diversos museus pelo mundo. Além de Elvis e Marilyn Monroe, Warhol também se inspirava em outras celebridades, como Michael Jackson e Elisabeth Taylor, e suas obras tão características o transformaram no “pai da pop art”.







Fonte: blogs.pop

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado depois de moderado