Homens infiéis têm mais chances de sofrerem morte súbita, diz estudo


Pesquisadores da Universidade de Florência, na Itália, publicaram, na versão online do Journal of Sexual Medicine, a revisão de um estudo sobre infidelidade. O trabalho identificou que o sexo fora do casamento aumenta o risco de morte súbita nos adúlteros.

Os dados sugerem que quando a morte por cópula ocorre, geralmente, é com adúlteros, sendo sua causa cardiovascular. Pesquisa de um patologista japonês de 1963 mostrou que dos 34 homens que haviam morrido durante o ato sexual, 80% mantinha relações extraconjugais. Outra pesquisa divulgada em 2006 por pesquisadores da Coreia do Sul identificou que em 14 casos de morte súbita, causada por doenças cardiovasculares, apenas uma ocorria com um casal que preservava a fidelidade.

Também em 2006, cientistas da Universidade Goethe, em Frankfurt, na Alemanha, publicaram um estudo feito a partir da análise das autópsias de 68 homens que tiveram a morte relacionada ao sexo: 10 destes tinham morrido com a parceira fixa, enquanto que 39 faleceram com uma prostituta.

Por que os homens infiéis estão mais propensos a terem morte súbita? Alessandra Fisher, responsável pelo estudo da Universidade de Florência e especialista em transtornos sexuais, justifica que "o sexo extraconjugal pode ter seus próprios riscos. A amante pode ser muito mais jovem, o sexo pode ser particularmente atlético ou acompanhado de bebida ou comida em excesso".

Outro dado levantado pela equipe da Universidade de Florência mostrou que metade dos quase 1.700 pacientes do sexo masculino que mantinham relações extraconjugais estáveis tinham o dobro de doenças cardiovasculares que os homens fiéis às suas esposas. Destes, os que mantinham vida sexual ativa com suas companheiras estão ainda mais propensos a terem doenças. "Enganar uma mulher sexualmente disponível e envolvida poderia despertar mais sensação de culpa, o que aumenta o risco cardiovascular", conlcui o estudo.






Fonte: O Dia

Um comentário:

  1. eu fico alterado, nervoso.. qdo é dia de sair com a "namorada" e, na pesquisa, faltou falar sobre o uso do viagra..

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado depois de moderado