Louça suja pode complicar o casamento

Ninguém se casa pensando um dia em se separar. E o casamento sempre traz embutida a noção de que é possível ao casal “viver feliz para sempre”. Nem é exatamente o que ocorre e, na verdade, o número de divórcios tem sido crescente na última década.

Nos Estados Unidos, o fenômeno é parecido. Motivo pelo qual o Relationship Research Institute, também conhecido como “Love Lab”, promoveu um estudo em que foram isoladas as cinco principais questões que afetam, e muitas vezes comprometem, o casamento. Para todas elas, há uma solução que leva à continuidade. Acompanhe:

1- Crítica

É o que ocorre quando você reclama sobre algo e sugere que o problema é um defeito de caráter do seu companheiro: “A louça nunca está lavada quando chego em casa e você permanece sentado no sofá. Você é muito preguiçoso. Por que você não pode simplesmente lavar a louça quando é necessário?”

Solução: Em vez de criticar, use uma forma gentil. Coloque o problema de maneira neutra e permita que seu parceiro conheça o que você está sentindo. Em seguida, tente ser positivo.

Exemplo: “Vi que a louça ainda está suja. Fico chateado quando chego em casa e vejo que nada foi feito e que não poderemos fazer o jantar. Como podemos resolver isso?”

2- Ficar na Defesa

É a resposta comum à crítica. Ocorre quando se nega a responsabilidade de um problema: “Não lavei a louça porque você não me pediu. Você não fala comigo. Não consigo ler seus pensamentos”.

Solução: Em vez de negar-se, aceite alguma responsabilidade. Faça com que seu parceiro saiba de que maneira você contribuiu para o problema. Exemplo: “Acho que me esqueci de lavar a louça. Cheguei em casa e fiquei entretido com esse livro. Desculpe”.

3- Desprezo

O desprezo ocorre quando você tentar ferir os sentimentos do seu parceiro ou insultá-lo. Pode ter tanto a forma de palavras rudes como também de sarcasmo. “Talvez eu devesse pedir para a fada da louça fazer o trabalho por você. Acho que assim é possível que finalmente eu consiga ter uma louça limpa em casa”.

Solução: Em ver de dar respostas impetuosas, crie a cultura do apreço. Ou seja, manifeste admiração e bons sentimentos ao seu parceiro e demonstre agradecimento por ele. Assim, quando o conflito aparece, será tudo mais fácil.

Exemplo: “Gostei muito de conversar sobre o assunto e gostaria de fazer um plano para resolver de vez o problema. Eu te amo”.

4- Obstrução

Ocorre quando um dos dois fica realmente magoado e já não quer mais interagir, ignorando seu parceiro, obstruindo-o sem responder a qualquer questão.

Solução: Em vez de obstruir seu parceiro, faça um intervalo de 20 minutos na conversa, evitando dizer algo que possa magoar. Acalme-se e volte à luta.

Exemplo: “Preciso de um intervalo antes de voltar a conversar. Estou me sentindo realmente sobrecarregado. Vou dar uma volta e depois a gente conversa”.

5-Beligerância

Ocorre quando se expressa sentimentos de forma agressiva e ameaçadora.  “Acho melhor então a gente se separar porque assim você não terá mais esse problema de louça suja”.

Solução: Tente uma ação reparadora. Há muitas maneiras de reparar o relacionamento depois de uma briga. Por exemplo, dividindo de maneira honesta seus sentimentos.

Exemplo: “Você me magoou quando disse isso. Acho que estamos perdendo o fio condutor. Que tal a gente começar de novo essa conversa?”






Fonte: Informações Alfa

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado depois de moderado