O Big Brother Brasil perde audiência


Nem a estratégia de ressuscitar antigos participantes e muito menos o famigerado charme de Pedro Bial foram suficientes para que a 13ª edição revertesse a tendência de queda na audiência do Big Brother Brasil. A mais recente temporada do reality show bateu o recorde negativo de audiência na primeira noite, quando marcou 25 pontos no Ibope, dez a menos do que a estreia anterior. Mas isso não significa que os discursos confusos de Bial não encontrem encontram ouvidos dispostos a ouvi-los - e comentá-los nas redes sociais. No Twitter, Bial e companhia são verdadeiros campeões de audiência, e o BBB, o assunto mais comentado do momento. A explicação para a discrepância entre audiência real e virtual é resumida em um termo: segunda tela. Ele define o hábito de usar a internet para comentar um programa de TV em tempo real.

O dia a dia da casa-cenário do Projac produziu nada menos do que 1,5 milhão de tuítes nas três primeiras semanas desde a estreia. O número se aproxima da quantidade de menções no Twitter de toda a 11ª edição, que durou cerca de três meses. Se mantiver o ritmo, a atual temporada deve alcançar em breve os 2,1 milhões de citações acumuladas ao longo do BBB12.

Assim como atrações de sucesso intensificam o fluxo de comentários no Twitter, o falatório na rede social também tem o poder de convencer o usuário a ligar a televisão e sintonizar num determinado programa. Esse segundo movimento tende a crescer, à medida que se intensifica o uso dos aparelhos mobile. “O Twitter vai se transformar em um guia de programação”, diz Guilherme Ribenboim, diretor-geral do Twitter no Brasil.

Vistas como concorrentes, a televisão e as redes sociais são, na verdade, plataformas que se integram por serem ambas de uso coletivo. Parte da graça de assistir a programas de TV é poder comentá-los com outras pessoas, assim como é necessário um número razoável de indivíduos para as redes sociais cumprirem sua função.






Fonte: Veja

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