Concurso da Polícia Civil exige comprovante de virgindade


Um edital da Polícia Civil da Bahia que exige a comprovação de virgindade para candidatas a delegada, escrivã e investigadora causou polêmica e virou alvo de protesto no Estado.

A seção baiana da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) divulgou uma nota de repúdio nesta quarta-feira (13) contra o edital.

O motivo é um item do edital que libera mulheres "com hímen integro" de passar por "avaliação ginecológica detalhada, contendo os exames de colposcopia, citologia e microflora".

Para isso, porém, as postulantes terão de comprovar serem virgens por meio de de atestado médico, com assinatura, carimbo e registro profissional do médico em questão.

A OAB contesta a exigência. "Exigir que as mulheres se submetam a tamanho constrangimento é, no mínimo, discriminatório, uma vez que não tem qualquer relação com as atribuições do cargo, além de tornar mais oneroso o concurso para as candidatas do gênero feminino", diz o texto da Comissão de Proteção aos Direitos da Mulher da entidade.

A nota ainda fala em violação ao chamado princípio da dignidade da pessoa humana, previsto pela Constituição brasileira, e à "intimidade, vida privada, honra e imagem".

O certame dará 600 vagas, com salários de R$ 1.558,89 a R$ 9.155,28. As primeiras provas, com questões objetivas e discursivas, estão marcadas para 7 de abril.







Fonte: Informações Folha

17 comentários:

  1. caso torne-se regra , em breve , não teremos mais mulheres na polícia .

    ResponderExcluir
  2. O que todo mundo esquece de falar é que esta exigência ocorre somente para evitar que as mulheres virgens passem por exames médicos obrigatórios que romperiam seus himens. Como elas são virgens estariam dispensadas de alguns exames que realmente não fazem sentido neste caso mas que para as outras mulheres são obrigatório. Em nenhum momento o concurso discrimina ou constrange a mulher. Caso ela não queria dizer ser virgem basta ela fazer os exames junto com as mulheres que já possuem atividade sexual, simples!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom saber que ainda existe lucidez nesta internet

      Excluir
    2. Perfeitas suas obervações, o edital só objetivou oferecer uma opção às virgens, quem não quiser usar do BENEFÍCIO, faça os exames exigidos, como qualquer outra candidata não virgem.

      Excluir
    3. Que babaquice exame ginecológico não rompe hímem.

      Excluir
    4. O fato é que os exames citados ( colposcopia, citologia e microflora) não tiram a virgindade . Tamanha ignorância...

      Excluir
  3. Perfeito Bruno Luigi, mania que esse povo tem de criticar sem LER o texto,

    ResponderExcluir
  4. isso é totalmente invasivo , qual a relação entre virgindade e competência no trabalho ? Eu como mulher , sendo virgem ou não , nunca me submeteria a essa humilhação

    ResponderExcluir
  5. O Bruno escreveu o que eu queria falar.

    Vocês são BURROS ou o que? Não sabem ler?

    ResponderExcluir
  6. que tal certidão de HONESTIDADE COMPETÊNCIA E CARÁTER para muitos policiais tanto da cívil como militar....mensalmente. vão ficar meia dúzia para dar expediente.....que foi não gostou vc não se encaixa nesta meia dúzia??

    ResponderExcluir
  7. Aulas de português para o pessoal por favor!

    O texto fala para mulheres que não precisam fazer exames por que são virgens,esses exames se caso a mulher fazer e ela for virgem ela perdera a virgindade.

    Povo não sabe interpretar texto e fica comentando merda por ai --'

    ResponderExcluir
  8. No dia 15 a Políca Civil já revogou essa exigência.

    ResponderExcluir
  9. Ta mas .... pra que colposcopia, citologia e microflora pra ser policial???? Nao bastaria um exame de cultura de microflora?

    ResponderExcluir
  10. Qual o problema de fazer um exame ginecológico...pelo amor de Deus heim. Santa ignorância. Nas forças armadas esses exames sempre foram feitos. Sou da Força Aérea e tive de fazer esse exame, nao existe um critério eliminatório, é pura e simplesmente para o prontuario médico, para saber se a mullher tem algum problema que deverá ser tratado durante o curso e não poderá esperar o termino do mesmo. É o mesmo que fazer exames de sangue, urina, de vista, tudo para detectar problemas e trata-los.

    ResponderExcluir
  11. Se existisse um exame e tal fosse exigido para identificar o grau de decência, moral e honestidade dos candidatos, haveria problemas no certame. Muitos já tentam entrar com a intensão de ganhar grana fácil oriunda do crime e da corrupção.

    ResponderExcluir
  12. Não sabe interpretar um texto!

    ResponderExcluir
  13. Porque para o homem não se exige exame de toque retal na mesma proporção que os exames ginecológicos e a mulher é onerada com tantos exames o governo paga pelos exames? A mulher é sempre mais sacrificada e aqui em São Paulo é assim também o governo estadual exige os exames e antigamente eram feitos pelo estado agora se o candidato não tiver como pagar pode perder sua vaga pois não dá tempo de entregar tantos exames e há também as dificuldades de fazê-los pela rede pública.

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado depois de moderado