Saiba porque não existem arranha-céus no Brasil

Entre 1982 e 2010, foram construídos na região metropolitana de São Paulo algo em torno de 95 milhões de metros quadrados em edifícios, o que significa mais de 8 mil prédios. Sabe quantos arranha-céus?

Nenhum.

A maior cidade do Hemisfério Sul não tem arranha-céu, zero, niente, null, nada. E por tabela, nem o Brasil.

Mas, afinal, por que não?

O Council on Tall Buildings and Urban Habitat (CTBUH), órgão internacional que define quais são os prédios mais altos do mundo, considera como arranha-céu um prédio com mais de 300 metros de altura.

O mais alto de São Paulo – e do Brasil – tem exatos… 170 metros, quase a metade para poder ser chamado de arranha-céu. É o Mirante do Vale, no centrão paulistano, na foto abaixo, com 51 andares e inaugurado em 1960. Na lista dos prédios mais altos do mundo, ele não ficaria nem nas 200 primeiras posições.

1-Burj Khalifa – Dubai – 828 metros e 160 andares

2-Abraj Al Bait Towers – Meca – 601 metros e 95 andares

3-Taipei 101 – Taipei – 509 metros e 101 andares

4-Shanghai World Financial Center – Xangai – 492 metros e 101 andares

5-Internacional Commerce Centre – Hong Konk – 484 metros e 93 andares



Mas porque não existe arranha-céus no Brasil ?

Porque não fizeram nenhum edifício com mais de 300 metros de altura, só por isso.













Fonte:informações Alfa

5 comentários:

  1. Sempre passo por ele e nem imaginava, mas sempre reparei no quão feio esse prédio é, sempre me pareceu largado, nunca entrei, mas deve ser tão zuadinho por dentro quanto é por fora.

    ResponderExcluir
  2. E por que ninguém se interessa em fazer prédios com mais de 300 metros de altura?

    ResponderExcluir
  3. Para se construir um arranha céu, não basta dinheiro, muitas prerrogativas são necessárias. Os arranha céus não podem ser construídos em qualquer terreno, o ideal é que sejam erigidos próximos a espelhos d'água, precisam ser analisadas questões climáticas e principalmente levar em consideração a questão da velocidade e intensidade dos ventos. Outra questão que inviabiliza muitos projetos é que quanto maior a prédio, maior tem que ser a sua base para sustentá-lo.
    Agora o que realmente limita o tamanho dos prédios e a legislação local de cada cidade, chama-se gabarito municipal, existem pelo menos dois projetos para construção de arranhas céus no Brasil, um em Belo Horizonte de 350 metros de altura e outro em São Paulo a ser executado pelo mesmo grupo do WTC de Nova York. O de Belo Horizonte parece que começam as fundações já no primeiro trimestre de 2014, já o de São Paulo ainda procura um local para o projeto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Óla Luiz, grato por seu comentário esclarecedor, e conte com a gente no blog da sobrinha.

      Abração

      Excluir
    2. que legal !! um arranha céu em BH na minha minas gerais eu sempre gostei de prédios altos queria muito que o Brasil tivesse muitos aranha céus.

      Excluir

Seu comentário será publicado depois de moderado