As regras de comportamento na internet

A internet já faz parte do cotidiano da maioria dos brasileiros – só em maio deste ano, a Teleco estima que 74,1 milhões de acessos foram feitos apenas por dispositivos móveis, no país – mas, o que muita gente ainda não sabe é como navegar nesse meio virtual sem afundar.

Quem acha que regras de etiqueta servem só para manusear talheres e se comportar bem, em situações da vida real, está enganado. A prática de boas maneiras também se aplica ao comportamento na web e é importante para a comunicação on-line.

Para a consultora de imagem e etiqueta, Lícia Egger, o uso inapropriado da internet pode trazer consequências que vão desde o desrespeito até desavenças no mundo real.

Coexistência

“Hoje, é praticamente impossível viver sem internet. Por isso, o bom comportamento nesse ambiente é imprescindível para a coexistência de vários grupos. Mesmo com a invisibilidade do mundo virtual, se não houver gentileza, os resultados ruins serão sentidos na vida real”, alerta Lícia.

Ela dá o exemplo de um simples e-mail enviado por uma pessoa que busca por um novo emprego. “Imagine que o candidato envie seu currículo e, no corpo do texto, escreva algumas palavras abreviadas em caixa alta. Isso pode ser interpretado como falta de respeito”, exemplifica a consultora.

De acordo com ela, expressões consolidadas como “vc”, “pq” e “naum”, em certos tipos de situação, também demonstram falta de respeito com o interlocutor. “Já a caixa alta dá a entender que a pessoa está gritando”, explica Lícia.

Olhares

Por isso, ela alerta: “é necessário pensar em quem vai receber a mensagem antes enviar, comentar e compartilhar textos na rede. Muitos olhares estão atentos ao que se publica na web e, se não estiver adequado ao público correto, pode ser indelicado”.

Outras regrinhas podem passar despercebidas quando se está ao computador, tablet ou smartphone acessando e-mails, redes sociais, blogs e fóruns de discussão. Dê uma olhada nas dicas acima, para não cometer gafes e ser motivo, inclusive, de inimizades reais.








Fonte:Hoje Em Dia

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado depois de moderado