Ex-cão de rua em SP, labrador vira sucesso em rede social

Meio vira-lata meio labrador, Oscar conta com mais de 750 seguidores em sua página no Facebook

Oscar não é o mais disciplinado e dedicado dos funcionários, mas sem dúvida é o mais popular dentre os 250 que atuam em uma agência de publicidade na Vila Mariana, zona sul de São Paulo.

Meio vira-lata meio labrador, o cão de estimados quatro anos conta com mais de 750 seguidores em sua página no Facebook (Menino Oscar) entre publicitários, clientes da agência e outros fãs.

Ele também tem e-mail próprio, em que recebe fotos suas --tiradas por admiradores--, que usa para alimentar a rede social.

"Sou charmoso, interesseiro e lindo. Tente resistir", diz seu perfil do Facebook.

Entre posts sobre a dureza de acordar no horário de verão, passando por declarações de amor ao dono e mensagens de solidariedade aos beagles de São Roque, Oscar chega a receber cerca de 150 curtidas em um único comentário que faz na rede social.

"Aqui vai meu abraço para os humanos de bem que salvaram cada simpático cachorro que estava sendo usado para testes. Cachorro é para ser bem tratado, mimado, alimentado, idolatrado, desengonçado!", diz um dos post publicado junto com sua foto abraçando uma pessoa.

Elogios e declarações de amor ao xodó da agência também não faltam em sua página. "Oscar lindo!", "Vc é um divo mesmo...", "vontade de apertar o Menino Oscar!!! coisa fofa!", são alguns deles.

DA RUA À PAPARICAÇÃO

O funcionário da agência Tiago Vieira, 27, é o ser humano que dá "aquela mãozinha" ao cão na administração de seu mundo cibernético. "Oscar parece um gato, indiferente até o osso! Isso só até alguém aparecer com comida, aí se transforma em um cão carente e irresistível."

A busca quase insana por alimento é resquício do passado do "vira-labrador", encontrado faminto, com o rabo quebrado e sem dois dentes da frente no início de 2011.

"Ele tinha medo de vir até nós para pegar comida, tremia sem parar e chegava a se urinar todo", conta Pedro Ivo Resende, 36, diretor executivo da agência e a pessoa que decidiu adotar o animal.

Uma amiga do publicitário foi quem encontrou o cãozinho em um ponto de ônibus próximo a ponte do Piqueri (zona norte).

"Ela passou lá e o viu amarrado a um poste. No dia seguinte, passou novamente e notou que ele continuava no mesmo local, porém, desprendido. Visivelmente amedrontado, minha amiga decidiu levá-lo até o veterinário, que confirmou os maus-tratos."

Superados os traumas, hoje Oscar é o "muso" inspirador dos publicitários e garoto-propaganda da agência, com direito a imagem dele no cartão de visita dos funcionários. Durante o dia, caminha pelo espaço como se fosse "o rei do pedaço", aguardando a oferta de um (ou dois, ou três...) biscoito para degustar antes da próxima refeição. À noite, ele passa a ser o cão de guarda da agência.

"Ele é melhor que alarme, mas quem faz o trabalho duro mesmo sou eu", diz o porteiro da madrugada, Mauro Roberto Cardoso, 62. "Sem dúvida é uma ótima companhia na madrugada."

A pose "blasé" do cão só desaparece mesmo ao ouvir a voz de Resende ou a palavra "Margareth", pessoa com quem ele passa os finais de semana, quando a agência fica vazia. Nessa hora ele corre e late pelos corredores a procura dos dois.

"É a Margareth que o leva para passear durante a semana e, nos finais de semana, o coloca na companhia de outros cachorros", diz Resende.

Tamanha é admiração dos funcionários pelo quase labrador, que ilustrações e até tentativas de colocá-lo em campanhas publicitárias --já fez testes para uma marca de ração e refrigerante-- foram feitas, mas Oscar pouco se importa com o estrelato. A vida é boa como está.

Sobre projetos e pretensões futuras, a reportagem perguntou ao cão por e-mail, que respondeu: "O plano básico é continuar dormindo a maior parte do tempo e secando a marmita alheia".








Fonte: Folha Uol

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