Time que já goleou por 38 a 0 completa 100 anos

No dia 15 de novembro, o Pouso Alegre Futebol Clube completou 100 anos de existência. No entanto, o que era para ser uma data festiva, passou despercebida na cidade sulmineira de cerca de 140 mil habitantes.

O time está parado há quatro anos e o Estádio da Lema, palco de gols e vitórias do rubro-negro, está abandonado.

O jornalista Donizeti Barbosa é a enciclopédia do Pouso Alegre. Há 20 anos, o torcedor fanático reúne fotos e dados do clube fundado em 1913. São mais de 200 páginas com fichas de escalação, imagens e curiosidades, como o registro da primeira equipe montada em 1914 e o placar da maior goleada da história da equipe: 38 a 0 sobre o Beta de São Paulo, em um amistoso em 1968. Segundo o jornalista, foram 494 jogos oficiais do Pouso Alegre, entre eles seis jogos contra o Atlético-MG, que nunca venceu o rubro negro.

- São 204 vitórias, 151 empates e 139 derrotas. Seis desses jogos foram contra o Galo, que nunca venceu o Pouso Alegre, tanto no Estádio da Lema quanto no Mineirão e no Independência – afirma.
A trajetória de glórias do rubro negro, que já teve jogadores renomados como Paulo César Gusmão, Paulo da Pinta Nonato e Zigomar, começou em 1988 com o acesso à primeira divisão do Mineiro.

A melhor campanha foi a de 1990, quando o Pouso Alegre terminou na 5ª posição. Depois disso, a equipe perdeu a identidade, se despediu da elite do estadual em 1992 e disputou o Módulo II do Mineiro até 1998.

Com o fim do time em 2009, os tempos de glória ficaram no passado. No entanto, o ex-volante do clube, Paulo da Pinta, que já jogou no Cruzeiro e no Criciúma, tenta recolocar o Pouso Alegre de novo na rota do futebol. Ele tenta mobilizar as pessoas pelas redes sociais e também entrou na Justiça para pedir novas eleições.

- Esse time foi quem me revelou e me deu a oportunidade de jogar em times grandes. Então hoje eu queria ver os jovens da região tendo a mesma oportunidade que eu tive. Seria bom uma nova diretoria trazer novas ideias para que o Pouso Alegre volte forte e jogando no Estádio Manduzão – explica o ex-volante.
O estádio do Manduzão, em Pouso Alegre, tem capacidade para 17 mil torcedores.








Fonte: G1

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado depois de moderado