Na Universal, artistas descobertos na rede já são 20% das novas aquisições
O grupo curitibano A Banda Mais Bonita da Cidade obrigou as gravadoras a se mexer, mas elas já têm planos para evitar uma mobilização de emergência (Divulgação)
Bandas como Cine, Vanguart e Link’ed estão entre as descobertas feitas pela Universal na rede. São achados que fazem da web – uma vilã quando se trata de pirataria – uma valiosa fonte de talentos. De acordo com o gerente artístico Daniel Silveira, todos os departamentos da gravadora trabalham conectados. “É uma forma de descobrir talentos”, diz. Para diminuir os riscos das apostas, a empresa lança um single do artista encontrado e, se a acolhida for boa, parte para um disco completo.
Exemplo de aposta que deu certo é Paula Fernandes. A Universal conheceu a sertaneja-pop em 2008, pela rede, e lançou seu primeiro disco, Pássaro de Fogo, no mesmo ano, atingindo a marca de 40.000 exemplares vendidos. Em 2011, saiu um combinado de CD e DVD ao vivo, que já contabiliza vendas de 700.000 cópias. É certo que o convite para participar do especial de fim de ano de Roberto Carlos – que as revistas de fofoca juram ser seu namorado – na Globo ajudou. Mas a internet teve papel essencial no início da carreira da cantora, do qual a Universal não abre mão. “Todo o trabalho de divulgação da Paula Fernandes foi feito primeiramente online, o que gerou acesso e propaganda boca a boca. Nós demos continuidade à publicidade de forma tradicional, mas sem abandonar a rede”, diz Silveira.
Fonte:veja.abril.com.br
0 comentários:
Postar um comentário
Seu comentário será publicado depois de moderado