Suplementos alimentares podem provocar câncer, diz pesquisa


Alguns suplementos alimentares com doses muito elevadas de compostos que ajudam a prevenir ocâncer - como os antioxidantes e fitoquímicos – podem ter o efeito contrário e causar a doença, apontou uma pesquisa divulgada recentemente em Portugal.

O estudo foi coordenado pela pesquisadora da Unidade de Química e Física Molecular da Universidade de Coimbra, Paula Marques, em colaboração com o laboratório britânico Rutherford Appleton e o Instituto Português de Oncologia.

O trabalho analisou de forma individualizada o efeito dos compostos presentes em alimentos próprios da dieta mediterrânea na prevenção do câncer de pele e de mama. Antioxidantes e fitoquímicos como o ácido caféico e os flavonóides se revelaram úteis para prevenir o câncer de pele e de mama, apenas se consumidos nas doses adequadas. A partir de certo ponto, eles podem ser nocivos e provocar o surgimento da doença.

“Em uma dieta normal nunca corremos risco, já que esses compostos não estão presentes nos alimentos em quantidades muito altas”, explicou. Mas, de acordo com Paula, “o problema pode aparecer em suplementos e aditivos alimentares, onde a concentração dessas substâncias pode ser muito alta”, indicou. A pesquisadora portuguesa informou que esses suplementos só devem ser tomados em momentos pontuais, “e não por períodos de tempo muito prolongados”.





Fonte:EFE

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado depois de moderado