'Em 1948' Columbia Records inicia produção em massa de LPs


Foi no dia 21 de junho que a gravadora Columbia anunciou que estaria começando a fabricar os discos de vinil em larga escala, revolucionando o consumo na indústria musical. Era o ano de 1948.

Pasmem – a Columbia foi fundada em 1888 e, quarenta anos antes de completar um século de existência, anunciou publicamente que estava começando a produzir os discos de vinil de 33” ⅓ RPM.

Depois de ter começado com os cilindros de cera, a história da fonografia já usava discos de goma laca para gravar suas faixas quando o vinil foi inventado. A Columbia, subsidiária da Sony, se tornou uma das maiores empresas do meio e foi a responsável pela disseminação dos “bolachões”. Foi Ted Wallerstein, presidente da companhia, que teve a ideia de ‘espichar’ os discos de goma laca, e assim poder ouvir uma peça inteira sem ter que se levantar da poltrona. Muito luxo.

Desde começo da década de 1940, a Columbia já estava fazendo pesquisas sobre como conseguir reproduzir um som com ‘alta fidelidade’. Só com adaptação do vinil isso foi possível, por ser mais leve, sensível às ranhuras da agulha. E ‘época em que vinil era HD’ era justamente essa.

Na década de 1950, apareceu o vinil de 45 polegadas. Até os anos 1990, a ‘invenção’ (ou ‘adaptação’, se preferir) de Ted Wallerstein passou por diversas mudanças e melhorias, até que surgiram os CDs. Depois da criação dos Compact Discs, o uso do vinil caiu drasticamente – enfim, 40 anos depois de sua ‘criançao’, surgia algo de uma qualidade melhor que o LP.

Há quem questione sobre a qualidade, mas não há como negar que a praticidade do CD é muito maior. Só recentemente as prensas de discos de vinil começaram a reabrir, com os discos virando arquivos de luxo ou algumas edições especiais de colecionador.

Para voltar um pouco no tempo e saber como era aquela época, vai um pouquinho de Frank Sinatra. Essa edição de “Five Minutes More” é de 1946 – época em que a Columbia estava experimentando o que era possível fazer com os discos e como seriam suas gravações de alta fidelidade… Com uma música a cada lado do disco. Se você já viu algum filme estilo anos 1940/50, saiba que é isso que passará na sua cabeça enquanto ouve…









Fonte: blogs.pop

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado depois de moderado