Saiba quais os 10 piores erros cometidos pelo estudante universitário no estágio


Porta de entrada” para o mercado de trabalho, o estágio pode ser encarado como uma experiência profissional importante. Por isso mesmo, o estudante precisa ficar atento aos comportamentos, digamos, mais “delicados”. Observar os horários de chegada e de saída, sugerir ideias, não se acomodar e evitar palavras inadequadas na empresa são alguns erros que não devem ser cometidos. “É bom deixar claro também que profissão é estado de espírito. O estagiário, assim como o profissional, deve tratar bem os colegas e manter uma convivência cordial com os colegas”, destaca Germana Jácome, consultora da Busccar.

Estes cuidados, que não estão em cartilhas ou manuais podem servir de justificativa para a contratação dos estudantes após o término do contrato de trabalho. “Quem não faz as atividades corretas e não respeita os colegas pode perder a vaga, caso a empresa precise de um profissional. Por isso, o bom humor e alegria devem ser companheiros do estudante. Isso mostra, também, que ele está satisfeito com a sua função na empresa”, completa Germana.

A consultora da Start RH, Ana Isabel Oliveira, argumenta, por outro lado, que o estagiário é passível de erros. Para ela, por ser um estudante, a empresa deve reconhecer que ele está em processo de aprendizado. O problema, neste caso, são os erros sucessivos ou seguidos num determinado caso. “Alguns universitários têm medo de assumir determinadas atividades ou reclamam que trabalham como se já fosse um profissional”, diz a consultora, lembrando que as responsabilidade assumidas podem contribuir para o profissional do futuro.

“Estes não entendem que quanto mais são exigidos pelo mercado de trabalho, melhores profissionais se tornarão”, pontua Isabel. Germana Jácome também concorda com Isabel, mas ressalva: “errar todo mundo pode. Agora, alguns comportamentos já devem ser evitados. O estagiário de hoje é o profissional de amanhã”, conclui.


Os 10 piores erros cometidos no estágio

1. Acomodação

Não sugerir ideias nem soluções

2. Entrar de “salto alto”

Não falar com ninguém e se sentir superior

3. Abusar da linguagem vulgar

Falar palavrões no ambiente de trabalho

4. Pensar, apenas, na bolsa-auxílio

Se não receber em dia, não trabalha “em dia”

5. Adotar postura inflexível

Não receber, de forma saudável, sugestões dos colegas

6. Ser individualista

Deixar de pensar no trabalho em equipe

7. Deixar o trabalho para depois

Não realizar as atividades de forma correta, com prazos

8. Ter vergonha de perguntar

Se tiver dúvida, converse e confesse aos colegas

9. Perder tempo na internet

Navegando no Orkut, Facebook, Twitter…

10. Fugir das responsabilidades

Não assumir erros e culpas





Fonte: portal Universia e consultores

6 comentários:

  1. Realmente, essas coisas não se aprendem na faculdade; só com a experiência diária no ambiente de trabalho.

    ResponderExcluir
  2. é, parece que o chefe, que escreveu essa matéria, deve ser bem ranzinza ...

    ResponderExcluir
  3. Po tá de sacanagem...né?

    Obviamente que educação, interessa, cordialidade e saber trabalhar em equipe são aspectos importantíssimos para um estagiário ser bem visto na empresa e aumentar suas chances de efetivação, mas metade dessa lista tem aquele "chute" dos patrões pra explorar o cara, vejamos alguns:

    - Não sugerir idéias nem soluções

    Quando o "carinha" acaba de chegar na empresa pra estagiar, logo é visto com um moleque que tá ali pra aprender e fazer aqueleas tarefas que ninguém mais quer fazer ( fazer café, pagar conta em banco, limpar o banheiro, organizar arquivos, protocolar tudo e verificar relatórios) quando surge um problema, basta o mesmo abrir a boca que os "mais antigos" ficam logo com medo a começam a falar gracinha: - quem ele pensa que é, acha que sabe mais que a gente? Além disso todo mundo ali tem mais tempo de casa que ele, não queiramos que o mais bóy seja o responsável pela solução dos problemas né? Isso iria apagar o brilho dos mais antigos e os mesmos seriam ameaçados.

    - Não falar com ninguém e se sentir superior

    Quando tu é novo a melhor postura a se adotar é a da descrição...ficar quieto, em silêncio, fazer o seu,falae somente o necesário e se sobressair ou se destacar na oprtunidade certa e não ficar se expondo... meus Deus! Quando que um estagiário entra numa empresa sendo o mais bóy dali e se sente "superior"?

    - Pensar apenas no bolsa-auxílio

    Esse mundo capitalista é muito engraçado, até parece que tá todo mundo ali trabalhando de 8 ou mais horas por dia em vez de estar no aconchego do lar por simples devoção, ao espírito da nobreza em laborar contribuindo para o desenvolvimento da sociedade. sem comentários, principalmente nas situaçõers de empresa pequena que atrasa o pagamento e que o bóy, que depende dakele dinheiro pra comer, pegar ônibus, fazer um curso pra sair daquela merda de vida de ralação com a mesma motivação somente pela nobreza de caráter.

    - Se não receber em dia, não trabalha em dia

    Essa aqui remete ao item anterior, nem precisa falar, a gente gosta de trabalhar de graça e trabalha com a mesma motivação,a final de contas o importante é a dignificação do trabalho, dinheiro é secundário.
    esses dias aqui vi um estagiário no trabalho pedindo um vale par pagar a passagem pq seu pagamento tava atrasado dois meses devido a questões burocráticas e o chefe mandou ele se virar, que se não gostasse tinha gente na fila por aquela vaga.

    - Adotar uma postura inflexível

    Essa aqui é deixa quando os chefes pedem pra vc mentir, enganar, tanto ao vivo como no telefone dizendo q eles não estão, princiupalmente quando não querem receber uma visita indesejada e vc por princípios morais ou de caráter, não aceita isso, outro fato muito comum é pedirem que vc compre pequenas coisas para a repartição com o seu dinheiro depois do pagamento é ressarcido, pq um pedido de aquisição é muita burocracia pra fazelo para comprarcoisas baratinhas.

    - Não assumir erros e culpas

    A clássica: quando dá merda, e todo mundo põe a culpa no estagiário, pq ele não tem experiência, que ele é garoto novo e imputam nele uma soma de vários pequenos erros de toda a equipe, pq já q é ele que vai tomar mesmo, q leve tudo logo a uma, e ainda por cima o pobre coistado não pode nem se defender, pq a justificativa dele, necessariamente iria desviar a responsabilidade pelo erra para outros mais antigos que ele.

    Esse é o Brasil...

    ResponderExcluir
  4. Luis vc ta de parabéns... esse pessoal do rh é tão engraçado;.. vão todos a merda!

    ResponderExcluir
  5. Post podre- comentaário acima = absoluto

    ResponderExcluir
  6. Post ruim...
    no topico nº4
    querido com certeza vc nunca estagiou e nunca dependeu de salario de estario para falar uma merda dessa! em que mundo vc acha que vivemos? se fazemos faculdade estamos estagiando para ter experiencia e tbm ganhar uma grana para custear os gasto da faculdade, aquela coisa de unir o util ao agradavel. experimenta ficar num lugar onde vc tem cumprir a sua hora mas seu salario nunca sai no dia certo. isso é certo para vc? contas não esperam a boa vontade do seu chefe liberar a grana nao.

    vida de estagiario não é mole. logo quando entrei fui hostilizada, a secretaria que trabalhava comigo tem mania de perseguição achava que eu iria tomar o lugar dela. tive que lapidar ela bastante para conquistar a confiança dela e vivia pedindo para fazer hora extra pq tinha medo de ficar sozinha, eu estagiei com uma mulher paranoica. sinceramente os primeiros meses para foi torturador, ser perseguida e mesmo fazendo o trabalho direito era alvo de fofoca dela para o chefe.

    se vc acha ser estagiario é ficar de quatro e esperar os outros montar em cima de vc e vc ficar alegres, conta outra. povo quando eu entrava de ferias vivia desperados ate ligar para fazer trabalho mandavam ligar e eu simplesmente tive que desligar meu telefone.


    O Luiz disse tudo, que vc manezão não soube explicar no seu post porco. seja durante um mês estagiario e ser mal remunerado e explorado se num instante vc muda essa visão chauvinista sua.

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado depois de moderado