Quadro de Adelaide no Zorra Total é racista ?




A personagem Adelaide, interpretada pelo ator Rodrigo Sant’anna no humorístico “Zorra Total”, foi acusada de racismo por parte de telespectadores e ONGs e está sendo investigada pela 19ª Promotoria de Investigação Penal, no Rio.

Segundo a promotora Christiane Monnerat, que cuida do caso, várias denúncias de cidadãos e ONGs foram recebidas pela Ouvidoria Nacional da Igualdade Racial, órgão ligado à Presidência da República, que notificou a promotoria sobre os possíveis “estereótipos racistas” da personagem.

“Tem um trecho em que a personagem teria dito: ‘durante a enchente não pude ficar sem minha palha de aço, daí corri atrás para pegá-la e quando vi, eram os cabelos da minha filha”’, relatou a promotora, que disse ainda que as denúncias partiram de pessoas “inconformadas com o teor racista e preconceituoso” dos diálogos.

O ator Rodrigo Sant’anna preferiu não se manifestar sobre o caso. “Só posso dizer que o foco do meu trabalho é o humor. Prefiro não me manifestar a respeito dessa denúncia”, frisou. O roteiro e diálogos do quadro são escritos por uma equipe de redatores do “Zorra Total”.

Monnerat determinou que a Rede Globo encaminhe as imagens de todos os episódios para a promotoria avaliar o caso. A assessoria da emissora alega “desconhecer qualquer procedimento neste sentido”.




Fonte: Informações Uol

19 comentários:

  1. Na boa mais uma vez a globo demostra ser alida do governo no começo o programa tinha sido criado para ed certa forma alfinetar os nossos governates ai venho o bafafa falando que tavam fazendo apologia para o encoxa encoxa nas mulheres no metro todo mundo sabe que o metro em sp nada mais é que uma zona total agora vem este personagem racista e preconceituoso sim pq tem que ser NGERO, POBRE E DESDENTADO quer dizer que no nosso pais sós os negros saõ desdentados se olharmos bem os negros tem a dentição mais linda que a maioria dos brancos e se é um pais de desdentado culpa do governo que não da uma educação decente se faz palestras para tudo e nos postos de saue quase nunca se encontra um detista que faça valer sua profissão
    e como diz o ditado quer ver raçismo basta er que a pomba branca é a da paz e a galinha preta de macumba.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. À partir de hoje não pode mais ter piada de português também, pois nem todo português é burro, não pode ter piada de judeu, pois nem todos são gananciosos, nem de libanês, pois nem todos são sovinas, nem de viado,opa, quero dizer homosexual, pois nem todos são afeminados.
      Tremenda babaquice, faça-me o favor, essa história de racismo já ta dando no saco, voces vêem racismo em tudo!

      Excluir
  2. Meu Deus tudo vira racismo neste pais,pelo amor de Deus deixe o homi trabalhar, ele faz humor é só o trabalho dele,por que nao vao pro lado desses ladroes que covernam esse pais,que crobrao até imposto do ar que respiramos.

    ResponderExcluir
  3. o humor é bom quando faz rir sem ferir nem magoar ninguém tudo neste pais é bullling e etc é engraçado vc ver uma pessoa que infelizmente não tem condiçoes de pagar um dentista colocar uma protese dentaria ser negra e ver uma pessoa branca se fazendo passar por negra e banguela pedindo dinheiro no metro e ainda por cima dando o golpe querendo insinuar que negros e banguelos tem condiçoes de trabalhar e ter as coisas mas prefere pedir eu não vejo um pingo de graça em colocar um branco banguelo alcoolico pergunta para quem tem este problema na familia se acha graça nele numa esposa que apanha nos filhos humilhados, uma negra banguela por que ele não imita um dos chefes do crime organizado pega um de renome tipo beira mar e vai fazer chacota com a cara dele isto nem ele nem ninguém faz né

    ResponderExcluir
  4. Cara, desculpa, MAS É A REALIDADE DO NOSSO PAÍS... O próprio ator não é branco, ele tá mais pra negro que pra branco. A realidade do nosso país é gente pedindo dinheiro pra comprar leite, enquanto gasta todo o dinheiro do leve leite dos filhos em outras coisas, como televisões. Não acho nada preconceituoso, é só a realidade. APENAS isso.

    ResponderExcluir
  5. meu deus,
    ainda ainda tem gente que assite essa merda, desligue a tv por uma hora e leia um livro que esse assunto se resolvera por si

    ResponderExcluir
  6. Acho que o ministério público tem é que investigar as ONG's. O personagem nada mais é do que o perfil dos pedintes VAGABUNDOS que ficam nos perturbando diariamente. Não importa se é negro, branco ou amarelo, é VAGABUNDO! Mas não, agora, qualquer personagem negro é uma ofensa racista. Então faz o seguinte, acaba com os personagens negros e pronto! Acaba o problema! E as loiras burras e morenas bundudas (como se fossem prostitutas)??? Tem que acabar com essa palhaçada! Não pode caricaturar negro nem gay que já dizem que é precoceito. Esse país tá uma merda!

    ResponderExcluir
  7. Estamos num país onde os humoristas são levados a sério e os políticos na brincadeira... o Brasil, vê se muda!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resumiu perfeitamente. Essas Ongs deveriam se preocupar com o que realmente importa e parar deficar bsugando dinheiro público em benefício próprio.

      Excluir
  8. Na boa esse programa é muito chato, não sei como tem gente que gosta de assistir essa merda!

    ResponderExcluir
  9. "Durante a enchente não pude ficar sem minha palha de aço, daí corri atrás para pegá-la e quando vi, eram os cabelos da minha filha". precisa disso para fazer humor? Vocês acham que uma criança com cabelo crespo vai achar graça nisso? Não é apenas a imagem do personagem, mas sim o que ela diz, muita gente sofre com preconceito e racismo nesse país, e as primeiras ofensas que são escutadas, vem de piadas maldosas como essa, não dá pra admitir esse tipo de comentário, ninguem é obrigado a engolir piadas desse nivel.

    ResponderExcluir
  10. sempre tem gente querendo ganhar dinheiro com alguma coisa, tudo é motivo de querer processar, ou pela cor ou pelo credo não da para fazer piada hoje em dia e quando dava não cresci revoltado, não sofri distúrbios quando criança, essas pessoas que querem é dinheiro e dinheiro trabalhar faz mau né?

    ResponderExcluir
  11. se cabelo crespo parece palha de aço fazer oque né...meu cabelo e encaracolado..mais parecido com miojo nem por isso me sinto ofendido com isso.. ta loko -.-'

    ResponderExcluir
  12. Infelizmente hoje qualquer coisa é ofensa é racismo daqui a pouco não vamos nem poder olhar uns para os outros por que se você olhar dimais para o outro e racismo, sou gordo e quantas pessoas me chamam de gordo por apelido e não ligo será que a partir de agora vou levar isso como ofensa? por isso que esse mundinho esta como está todo mundo querendo ganhar vantagem em cima dos outros....

    ResponderExcluir
  13. o programa é ruim ,e se a personagem fosse um galego do cabelo sarará, nao iam falar nada, so é racismo qdo é preto?, vão procurar o que fazer.

    ResponderExcluir
  14. Cara os negros reclamam quando não tem nenhum personagem negro na tv,ai quando colocam reclamam que é preconceito,porra faz o seguinte tira todos os personagens negros da tv,que ai não vai mais ter problema,pow nada agrada,se não tem reclamam que os negros são tratados com indiferença ai se coloca o personagem negro vem dizer que é preconceito,a me poupe,vai caçar oque fazer.Se fosse um branco ninguem falaria nada podia ser o que fosse,agora só porque é preto é racismo,fala sério não sei mais oque vcs querem.

    ResponderExcluir
  15. A maioria das pessoas está perdendo a capacidade de perceber situações onde o preconceito e a humilhação estão explícitos. Se você fosse negro, gostaria que alguém lhe dissese que seu cabelo é uma palha de aço? ou pior, que este comentário maldoso fosse dirigido a seu filho? Um comentário como este, em qualquer situação tem sentido pejorativo, com função de rebaixar o outro. Cabelo liso, pele branca, narizinho pequeno, dentes brancos e linguagem perfeita, sem erros de português, não serviriam para a personagem, ninguém daria risada, pois algo estaria errado. As pessoas acham graça, porque em nossa sociedade, os ricos e "belos" são admirados, já o pobre, feio, analfabeto e negro é ridicularizado e dignos de zombaria. Está na hora de percebermos a beleza da raça negra, de seus cabelos etnicos e estilosos, de notarmos que passar fome e pedir 10 centavos não é engraçado e que falar errado não significa ser burro e ignorante, pelo contrário, ser inteligente não é a definição da capacidade de decodificar a escrita ou na correta linguagem verbal. O ser humano têm inúmeros talentos, isto se justifica na sabedoria que muitas pessoas que nunca estudaram, possuem. Vamos aprender a achar belo, aquilo que não está ao alcance dos nossos olhos, a beleza que nescessita de observação e análise para ser percebida, aquela que está longe do óbvio e dos estereótipos.

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado depois de moderado