Moda agora é fazer a festa quando o casamento acaba

Um divórcio, na maioria das vezes, é um processo que traz uma série de dificuldades para ambas as partes envolvidas. Uma delas, para quem continua morando no lar antes dividido pelo casal, é lidar com o fato de que muitos dos pertences serão levados embora, deixando no lugar um espaço que marca vários tipos de ausência.

Foi para diminuir esses espaços vazios que os amigos do designer gráfico Tom Carling organizaram para ele um "chá de divórcio". "Na verdade, eles chamaram de ‘chá de descasado’, que é como um chá de panela para quem se divorciou", explicou ele. "As noivas compram coisas para a casa. Bem, eu recebi uma festa para repor as coisas que minha ex levou de casa", brinca.

Organizada por amigos íntimos, entre eles, a advogada Elizabeth St. Clair, a festa encheu a casa de utensílios básicos, como um jogo de tigelas para servir e um arquivo com receitas para cozinheiros inexperientes. "Você acha que isso é uma bobagem?", Carling pergunta. "Não é. A cozinha é um espaço íntimo, e, se você foi casado por 25 anos, como eu fui, você realmente cria laços com os itens que vem usando", explica. "Durante as refeições, eu me sentia realmente um infeliz solitário. Então, o chá me deu esse sentimento de que eu tinha força para continuar", diz.
Tendência. Os organizadores de grandes festas estão relatando um aumento significativo no número de pessoas que têm celebrado o fim de seus casamentos não com choro, mas com festa. Atualmente, já existem até especialistas no planejamento de festas de divórcio. "As pessoas não chamam esses eventos de "chás de divórcio" ou de "festas de divórcio". Elas normalmente falam ‘venha celebrar a minha nova vida (e, quem sabe, me trazer um presente)’", conta a organizadora de eventos e autora do livro "Weddings for Dummies" (Casamento para Bocós, em livre tradução), Marcy Blum.

Ela notou também que, como casais homossexuais agora têm o direito de se casar em diversos Estados norte-americanos, eles também têm o direito de se divorciar, o que poderia significar que os chás de divórcio ficarão cada vez mais frequentes.

De uma certa forma, o aumento desse tipo de evento não é tão surpreendente. Com as chances de um primeiro casamento durar a vida toda levitando em torno dos 50% - e essas chances diminuem nos segundos e terceiros casamentos -, parece haver um desejo social de comemorar, até celebrar, o que está se tornando um marco cada vez mais frequente na vida das pessoas. "Tradicionalmente, todo grande evento tem uma celebração, mas, quando você se divorcia, está sozinho. Um "chá de divórcio" é uma forma de criar um ritual no qual você é apoiado pela sua família e os seus amigos", declara a proprietária da empresa Divorce Party Planner, Christine Gallagher, especialista nesse tipo de evento.

Nem todos estão convencidos pela nova prática, e a psicoterapeuta Amy Bloom levanta uma questão para reflexão. "Se você tinha um marido ou uma esposa que todo mundo odiava, a festa é válida. Mas se você está sendo honesto consigo mesmo, o divórcio costuma ser um período bem ambíguo. Será mesmo o momento de jogar confetes? As pessoas parecem estar meio desesperadas por festas e celebrações", considera. O tema certamente é polêmico.










Fonte: O Tempo/Traduzido por Raquel Sodré

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado depois de moderado