Primeiro hit de humor brasileiro na Internet, "Bátima Feira da Fruta" vira livro

Considerado o primeiro viral da internet brasileira, o filme se tornou hit humorístico entre os jovens

Estima-se que mais de 2 milhões de pessoas já tenham assistido ao vídeo Bátima Feira da Fruta, uma redublagem caseira de episódio do seriado Batman e Robin (de 1966), feito pelos paulistanos Fernando Dutra Pettinati e Antônio Carlos Camano em 1981. Considerado o primeiro viral da internet brasileira, o filme que se tornou hit humorístico entre os jovens na primeira década deste século agora vira livro: será lançado hoje Entrei na Feira da Fruta (Usina de Ideia, R$ 29,90).

"As pessoas sempre perguntam como foi, querem saber os bastidores da gravação, essas coisas. Então resolvemos fazer o livro", explica Fernando, o "Bátima" - que hoje tem 51 anos e, formado em Economia, trabalha como gerente comercial de vendas de uma marca de veículos importados. "Havia muitas informações distorcidas, gente atribuindo a dublagem a outras pessoas... O livro tem a história oficial de tudo o que aconteceu", complementa Antônio, o "Robin" - formado em Marketing, ele atua na área comercial de seguros de vida e previdência privada e tem 50 anos.

O vídeo começou como uma brincadeira. Um irmão de Fernando havia voltado dos Estados Unidos com um aparelho bastante moderno para aquela época: um videocassete. Aquilo caiu no gosto da dupla de amigos - eles gravavam programas, congelavam cenas, voltavam e avançavam... Aí começaram a brincar de redublar coisas. Além do Batman, colocaram suas vozes em programas infantis, jogos de futebol e até no Silvio Santos. "Tudo acabou se perdendo, mas o Bátima fez sucesso entre a turma", conta Fernando.

O VHS corria de mão em mão. Um emprestava para o outro, alguns copiavam. De tal maneira que os próprios autores da brincadeira perderam o controle da "distribuição". E um belo dia a fita não voltou mais.

A redescoberta veio no ano 2000. Algum fã criou um site em que colocava os cerca de 20 minutos do vídeo. Aos poucos, nascia um viral - muito antes do YouTube, criado em 2005 e que só popularizou ainda mais a redublagem. "Eu me considero um evangelista do Bátima. Sempre que posso apresento o vídeo para pessoas que acabo de conhecer", escreve o humorista e apresentador de TV Danilo Gentili, no prefácio do livro.

Conforme o "filme do Bátima" se tornava mais conhecido, nascia uma procura: quem seriam os autores da brincadeira? Fernando e Antônio viraram espécies de celebridades da internet, mesmo tendo feito algo muito antes das redes sociais. "Trinta anos depois, acho que o sucesso se explica pela receita simples: foi algo improvisado e espontâneo", diz Fernando.

Tanto que a dupla descarta fazer novas incursões - não se tem notícia de que outros VHS feitos por eles nos anos 1980 tenham sobrevivido ao tempo.






Fonte:Hoje Em Dia/Estadão

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado depois de moderado