Agora, a brincadeira de blogar virou profissão

Blogueiros que começaram a escrever como hobby enxergaram algo além na atividade: a popularidade com os internautas os levou a investir pesado na ferramenta.

Luísa Farani (D) largou o último emprego para se dedicar a um blog sobre moda. Graças ao sucesso, contratou dois funcionários: Frederico e Antonia

Com o diploma de publicidade, a pós-graduação em design de moda e a paixão por diferentes estilos, Luísa Farani Azevedo, 25 anos, foi à procura de mais especialização. Em 2007, trabalhou em Londres, na Inglaterra, com a estilista Daniella Helayel - que fez o vestido de noivado de Kate Middleton com o príncipe William -, depois voltou para o Brasil e foi trabalhar como diretora de marketing de uma grande confecção, em São Paulo. Em plena ascensão profissional, ela decidiu fazer um blog gratuito para expor suas opiniões. O retorno foi tão bom que ela pôde deixar o emprego para se dedicar exclusivamente à função de diretora do www.modismonet.com. "Me apaixonei. No começo era só para dividir algumas ideias de moda com as pessoas, mas depois quis expandir isso", relata Luísa.

A empreendedora digital faz parte de um universo de 163 milhões de blogueiros em todo o mundo, segundo dados do site BlogPulse. Para se destacar em um meio tão disputado, Luísa precisou ter um diferencial que fizesse as pessoas terem vontade de acessar cada vez mais seu blog. "Não falo nada sobre minha vida. O Modismo faz cobertura de eventos de moda interessantes, dá dicas de como utilizar as roupas que a pessoa já tem no armário, fala de tendências. Agora temos também um espaço para vendas de roupas de estilistas que ainda não são conhecidos no mercado", conta a diretora.

Como a maioria dos blogueiros de sucesso, ela começou a postar opiniões na internet por hobby, mas depois investiu em contratação de pessoal e infraestrutura. Hoje, tem em sua folha de pessoal dois funcionários. Frederico Dário é o subeditor do blog e Antonia Dornelles é a relações públicas. Segundo o professor da Escola de Comunicação e pesquisador pela Universidade Mackenzie, em São Paulo, Gus Moreira, um blogueiro pode ganhar de R$ 50 a R$ 80 mil mensais, dependendo do nível de profissionalização e de influência no mercado. Para chegar a um nível intermediário, é preciso ter conteúdo atraente e investir na venda de publicidade. "Se a pessoa consegue ter mil acessos diários de um público selecionado para determinado assunto como informática, moda, futebol, fica mais fácil conseguir anúncio para o blog", ressalta o professor, que também faz seus posts.

Criado há dois meses, o gusmoreira.com tem o intuito de levar para os leitores assuntos diversos sobre a área de publicidade e mídia social. "Criei para dividir o que eu sei e compartilhar o que eu achei. Nunca corri atrás do dinheiro, ele vem naturalmente", diz. Com público cativo, Moreira posta também novidades no mercado por permuta. "Por exemplo: uma empresa lança um novo produto no mercado e me envia um kit de lançamento com alguns brindes e o produto. A partir daí comento o que achei no blog. Posso ganhar ingressos, ser convidado para a área VIP, é uma outra forma de receber", relata.

Melhor caminho
Não há fórmula mágica para chegar lá. O caminho que muitos traçam é, inicialmente, criar um perfil no Blogspot (www.blogger.com) ou no wordpress.com e escolher o tema a ser abordado. Para começar a se profissionalizar, é necessário migrar para uma hospedagem paga, na qual o layout pode ser personalizado e a publicidade, adicionada. No layout gratuito só é possível ter anúncio pago por número de cliques ou acessos. "Logo no começo já é possível ganhar algum dinheiro com a página. Alguns sites como o Boo-box, o Google Adsense e o Lomadee disponibilizam uma ferramenta em que o código da propaganda é colado no blog e ela é paga de acordo com o acesso dos usuários, previsto em contrato fechado", explica o sócio da Agência Pólvora e professor de redes sociais da Fundação Getulio Vargas (FGV) Edney Souza.

O professor aprendeu tudo isso na prática. Em 1997, quando o conceito de blog ainda não havia sido inventado, ele abriu um site para falar sobre tecnologia. Dois anos depois, descobriu uma ferramenta mais simples de atualizar os comentários e começou a ser blogueiro. "Em 2002, já tinha uma hospedagem paga. Em 2005, já ganhava mais com o blog do que com a minha função de gerente de sistemas em uma empresa. Meu salário não era baixo, a ferramenta que me rendia bons frutos mesmo", diz. A dedicação à nova profissão o levou a formar uma rede de blogs, a montar uma consultoria na área e a criar a Agência Pólvora.

Para quem deseja seguir esse caminho e ter anunciantes próprios, em banners, em postos pagos ou outros, é importante ter uma hospedagem com espaço disponível para crescer. As quatro maiores do setor são: UOL HOST, Locaweb, Hostnet e Host Gator. Mas é possível procurar hospedagens internacionais que podem ter um preço mais acessível com espaço maior. Para garantir que não haverá plágio, é necessá-rio fazer domínio exclusivo como o de Luísa. Basta entrar no www.registro.br, criar um cadastro e pagar um boleto de em média R$ 30.

Publicidade
Ir em busca de publicidade demanda organização de documentos para provar ao anunciante que vale a pena investir na empreitada. Segundo Gus Moreira, o primeiro passo é montar um mídia kit. Ele deve conter o que é o blog; o público-alvo; o número de acessos diários e mensais; a quantidade de páginas acessadas e o tempo que os usuários perma-neceram on-line. "Tudo isso pode ser realizado por uma ferramenta gratuita chamada Google Analytics. Depois de feita uma solicita-ção sobre a análise que o blogueiro necessita, ele passa a enviar, automaticamente, relatórios para essa pessoa contendo os dados pedidos", aconselha Moreira.

Já proprietária do Modismo, Luísa Farani já passou por todos esses processos. Hoje, vê os anúncios se multiplicarem devido ao público específico e fiel de seu blog. "Colocamos pelo menos 16 posts por dia. O intuito é manter nosso público atualizado sobre a moda do mundo inteiro. Funcionamos como um filtro para aqueles que já querem entrar só em um local e saber tudo sobre o assunto que nos propomos a falar", afirma a empreendedora. Com o direcionamento, ela espera que o investimento em vendas on-line aumente ainda mais o prestígio da página.

DICAS

Recomendações para criar um blog (baseadas em tutorial escrito pelo sócio da Agência Pólvora e professor de redes sociais da Fundação Getulio Vargas (FGV) Edney Souza).

» Escolha um assunto de que goste e que domine. É importante que ele tenha potencial de audiência.

» Transforme as ideias em palavras-chave. Inicialmente, pode-se ter uma visão muito estreita do que se pretende fazer. Utilizando essa técnica, é possível descobrir um universo de possibilidades. Algumas ferramentas podem ajudar nessa etapa: Keyword Tool, do Google Adwords, ou Google Insights.

» Avalie os concorrentes. Vale a pena observar erros e acertos que os blogs com o mesmo assunto escolhido cometeram.

» Descubra possíveis assinantes por meio de uma procura no Google. Nesse momento, deve-se ver quem são os líderes no segmento que pretende atuar, que produtos eles vendem, onde eles atuam, que tipo de consumidor eles procuram atingir.

» Monte um projeto editorial mostrando quais serão as categorias do blog; com qual periodicidade escreverá em cada uma delas; qual tipo de linguagem será usado; qual o perfil do público-alvo; se serão usadas fotos, vídeos e podcasts.

» Levante os custos de produção. Veja preço do layout, configuração do blog e despesas mensais, como as de hospedagem e revisão. É importante definir valores iniciais e custos futuros com base em uma projeção de crescimento. Fale com pelo menos três fornecedores para cada serviço e, se houver uma disparidade muito grande entre os preços, procure mais.

Defina quanto lucrará com esse blog e qual é o valor mínimo para ele começar a valer a pena. Veja quanto tempo você vai ter de investir e quanto tempo vai demorar para recuperar seu investimento. Depois, defina os formatos de publicidade que você vai aceitar. Pode-se encontrar alguns dos formatos de banner nessa página: Google Adsense Ad Formats. Pense também em posts patrocinados, alteração de background, vinheta em podcasts e outros.

» Saiba se o valor cobrado em publicidade está dentro do previsto pelo mercado. É possível encontrar essa informação em diversos mídia kits de blogs, buscando no Google pelas palavras: mídia kit blog.

» Capriche no currículo. Muitas vezes o grande diferencial de um blog é o autor.





Fonte:noticias.admite-se.com.br

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