Nos áureos tempos da indústria fonográfica, vender 1750 cópias de um álbum em suas primeiras 24 horas de mercado era sinônimo de fracasso.
Em 2011, com o advento do mp3 porém, o jogo é outro: Chico Buarque decidiu lançar seu primeiro grande projeto ligado à internet para promover o novo disco, Chico, passou horas e horas gravando material inédito para os fãs conectados e, ao atrelar conteúdo exclusivo à pré-venda do álbum, conseguiu vender 1,75 mil cópias no primeiro dia de ação.
Chico, que custa R$ 29,90 no site da gravadora Biscoito Fino, só será enviado para a casa dos compradores daqui a um mês, a partir de 20 de julho. Em contrapartida, cada um deles terá acesso ao áudio em streaming das dez faixas em primeira mão. Ou quase, o frenesi em torno do primeiro trabalho inédito do compositor desde Carioca, de 2006, fez com que o áudio e vídeo de Querido diário, com imagens do manuscrito da letra da canção, fosse parar no YouTube, ao alcance dos ouvidos mesmo daqueles que não possuem a senha que abre o baú do tesouro virtual de Chico.
"Estamos cientes do vazamento e vamos entrar em contato com o YouTube para retirar o vídeo e tomar providências para prevenir que algo parecido aconteça com os próximos vídeos, até para não prejudicar os que compraram o disco na pré-venda em busca de um conteúdo exclusivo, com mais qualidade", justifica Pedro Seiler, um dos responsáveis pela criação de Chico Bastidores.
Segundo Seiler, o resultado das primeiras horas superou as expectativas da equipe do projeto e a tendência é melhorar. "O conteúdo mais bacana mesmo só vai entrar no ar a partir desta quarta-feira. Por enquanto, temos apenas teasers: um vídeo do Chico apresentando projeto, a capa do disco e a primeira musica. Ainda vamos publicar material inédito e mais curiosidades, que devem instigar ainda mais essa vontade de ter acesso em primeira mão", completa.
E para reunir material suficiente para alimentar o site por um mês e atrair a atenção dos fãs com tanta antecedência, a equipe promoveu mais de de 20 sessões de filmagem. Os vídeos incluem entrevistas com todos os músicos e artistas convidados, além de um longo bate-papo com o autor, todos realizados durante as nove semanas de gravação, mixagem e masterização de Chico. Ao final da pré-venda, o documentário resultante de todo este material será exibido no site em sessões com horário pré-definidas, como nos cinemas, também exclusivas para os que possuem a senha de acesso.
"Mesmo não sendo ativo nas redes sociais, o Chico tem uma presença forte nesses meios por intermédio dos fãs: a fanpage no Facebook tem quase 500 mil pessoas, não é pouca coisa. Por isso, este projeto foi um caminho natural, quase inescapável. A internet é a mais importante ferramenta de divulgação, é praticamente obrigatório fazer uso dela hoje, então procuramos fazer algo interessante e inédito", explica Bruno Natal, diretor de todo o material em vídeo de chicobastidores.com.br
Em 2011, com o advento do mp3 porém, o jogo é outro: Chico Buarque decidiu lançar seu primeiro grande projeto ligado à internet para promover o novo disco, Chico, passou horas e horas gravando material inédito para os fãs conectados e, ao atrelar conteúdo exclusivo à pré-venda do álbum, conseguiu vender 1,75 mil cópias no primeiro dia de ação.
Chico, que custa R$ 29,90 no site da gravadora Biscoito Fino, só será enviado para a casa dos compradores daqui a um mês, a partir de 20 de julho. Em contrapartida, cada um deles terá acesso ao áudio em streaming das dez faixas em primeira mão. Ou quase, o frenesi em torno do primeiro trabalho inédito do compositor desde Carioca, de 2006, fez com que o áudio e vídeo de Querido diário, com imagens do manuscrito da letra da canção, fosse parar no YouTube, ao alcance dos ouvidos mesmo daqueles que não possuem a senha que abre o baú do tesouro virtual de Chico.
"Estamos cientes do vazamento e vamos entrar em contato com o YouTube para retirar o vídeo e tomar providências para prevenir que algo parecido aconteça com os próximos vídeos, até para não prejudicar os que compraram o disco na pré-venda em busca de um conteúdo exclusivo, com mais qualidade", justifica Pedro Seiler, um dos responsáveis pela criação de Chico Bastidores.
Segundo Seiler, o resultado das primeiras horas superou as expectativas da equipe do projeto e a tendência é melhorar. "O conteúdo mais bacana mesmo só vai entrar no ar a partir desta quarta-feira. Por enquanto, temos apenas teasers: um vídeo do Chico apresentando projeto, a capa do disco e a primeira musica. Ainda vamos publicar material inédito e mais curiosidades, que devem instigar ainda mais essa vontade de ter acesso em primeira mão", completa.
E para reunir material suficiente para alimentar o site por um mês e atrair a atenção dos fãs com tanta antecedência, a equipe promoveu mais de de 20 sessões de filmagem. Os vídeos incluem entrevistas com todos os músicos e artistas convidados, além de um longo bate-papo com o autor, todos realizados durante as nove semanas de gravação, mixagem e masterização de Chico. Ao final da pré-venda, o documentário resultante de todo este material será exibido no site em sessões com horário pré-definidas, como nos cinemas, também exclusivas para os que possuem a senha de acesso.
"Mesmo não sendo ativo nas redes sociais, o Chico tem uma presença forte nesses meios por intermédio dos fãs: a fanpage no Facebook tem quase 500 mil pessoas, não é pouca coisa. Por isso, este projeto foi um caminho natural, quase inescapável. A internet é a mais importante ferramenta de divulgação, é praticamente obrigatório fazer uso dela hoje, então procuramos fazer algo interessante e inédito", explica Bruno Natal, diretor de todo o material em vídeo de chicobastidores.com.br
Fonte:pernambuco.com
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