O que fazer nos momentos de angústia


A briga com o namorado, o trabalho que deve ser entregue, a busca por um novo emprego... Alguns problemas consomem nosso tempo e tranquilidade enquanto não são resolvidos. Basta se distrair por um minuto, e pronto! Uma série de pensamentos (nem sempre otimistas) toma conta e joga os níveis de ansiedade lá no alto.

Pode parecer uma tarefa complicada, mas interromper essa conversa frenética com você mesma é a melhor forma de aliviar o estresse instantaneamente. E não é tão difícil quanto parece.

O site Your Tango listou sete passos para colocar as ideias e os sentimentos em ordem quando você está angustiada:

1. Perceba as sensações que estão tomando conta do seu corpo. A tensão nos ombros, o aperto na garganta, o frio no estômago, entre outras, podem ser sinais de que você está prestes a fazer algo de que irá se arrepender mais tarde. Não ignore estes sinais e segure os impulsos.

2. Concentre-se no que você está fazendo nesse momento. As preocupações geralmente nos levam para o passado ou para o futuro, impedindo a percepção do presente.Conscientemente, preste atenção no lugar em que você está, nas pessoas em volta e na atividade que você está desenvolvendo. Aos poucos, o presente acalma a mente.

3. Liste os fatos. Mas atenção: os fatos, e não suas interpretações. Imagine que você está contando para alguém o que aconteceu. Assim você poderá perceber a realidade, sem contaminá-la com seus medos, inseguranças, mágoas, ou qualquer outro sentimento relacionado.

4. Perceba quais são suas ideias. O que você acha que deveria fazer? O que poderia fazer? Perceba quais são suas expectativas e como a sua mente está trabalhando para resolver o problema.

5. Identifique quais são os seus sentimentos. Todo sentimento causa uma sensação no corpo e você pode percebê-las. Alegria, tristeza, raiva, inveja, medo; assim que o seu sentimento tiver um nome, será mais fácil lidar com ele.

6. O que você quer agora? Esqueça os planos para o futuro e concentre-se no que você gostaria de realizar nesse exato momento. Pode ser uma pausa para o café, uma conversa com uma amiga, um pedaço de chocolate ou uma caminhada com o seu cachorro. Assim que você descobrir, se possível, coloque em prática.

7. Concentre-se no que pode ser feito agora. Quando temos um problema, nossa tendência é se perder em preocupações com o futuro e esquecer que existem atitudes simples que podem ser tomadas agora. Você pode adiantar uma parte de seu trabalho? Pode listar o que deve ser feito nos próximos dias? Descansar para pensar com mais calma? Não importa o que você faça, faça o que pode ser feito agora.





Fonte: informações pop

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado depois de moderado