Ver filmes de terror faz cérebro reviver experiências ruins, afirma estudo

Assistir a um filme de terror pode ser uma experiência mais traumática do que se imagina. Um estudo publicado na revista Science defende que situações de estresse agudo com essa podem levar o cérebro a recordar experiências negativas e reorganizar seu modo de funcionamento.

Segundo o diretor do estudo, Erno Hermans, da Universidade de Nova York, "o estresse agudo altera a forma como nosso cérebro funciona. Esta mudança de estado cerebral pode ser entendida como uma redistribuição estratégica dos recursos que são vitais quando a sobrevivência está em jogo".

A pesquisa, realizada anteriormente com animais expostos a estresse acentuado, observou reações neuroquímicas. A liberação de hormônios e neurotransmissores são capazes de alterar propriedades celulares.

A ativação do eixo hipotálamo-hiófise-adrenal, que resulta em mais liberação dos corticosteróides, é o que indica a resposta a esta tensão. No entanto, os estudiosos não ligam o bloqueio de cortisol à reorganização cerebral. Outra conclusão é que essas situações prejudicam a capacidade de análise dos indivíduos.

Os testes foram feitos com 80 voluntários.







Fonte:otempo

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado depois de moderado